Um bom controle de vendas aumenta o desempenho da empresa. Ele auxilia o gestor a avaliá-la de modo geral e também de forma segmentada, em relação a cada setor influente nas vendas.

Por meio do desenvolvimento desse controle, o negócio se torna mais competitivo, uma vez que as mudanças e as respostas que a ferramenta proporciona influenciam diretamente as vendas e os resultados.

Entenda agora o que é o controle de vendas, porque ele é importante e quais benefícios traz à empresa.

O que é o controle de vendas e qual a sua importância

O controle de vendas não é apenas uma planilha ou um relatório com as vendas realizadas, seus valores e datas. Ele abrange tarefas diversas relacionadas à área de vendas efetuadas, perdidas e previstas, ou seja, compras, estoque, exposição, precificação, negociação, forma de entrega (se existir) e demais fatores influentes nesse contexto.

Essa ferramenta de controle ampla permite que o gestor avalie as operações de forma mais abrangente e eficiente. Assim, consegue identificar possibilidades de melhoria e correções necessárias, o que gera consequências nos resultados em pontos diversificados do negócio.

Além disso, o controle de vendas pode gerar percepções que outras tarefas sozinhas não são capazes de gerar. Por exemplo, a gestão de compras trabalha para que as aquisições da empresa sejam as mais vantajosas possíveis. Para isso, utiliza indicadores que auxiliam a tomada de decisões.

Benefícios do controle de vendas

Gerenciar vendas dessa forma é diretamente benéfico ao processo. E como os benefícios se estendem a tarefas e departamentos distintos, proporciona um desempenho melhor na organização como um todo. Além disso, o controle de vendas garante que os negócios efetivados de fato representem lucro, pois gargalos e demais problemas de pré e pós-vendas podem ser identificados e corrigidos.