O Brasil tem um dos maiores mercados de beleza e estética do mundo, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e do Japão. O segmento não passou imune pela pandemia, e o mercado brasileiro de maquiagens – o qual vamos abordar neste Relatório de Inteligência do Sebrae – recuou de R$ 10,8 bilhões em 2019 para R$ 9,13 bilhões em 2022.

Mas o segmento vem dando sinais de retomada, e a liberação para frequentar locais como festas, restaurantes e outros ambientes sociais sem o uso de máscara tem renovado as oportunidades para pequenos negócios. Neste relatório, você irá conferir:

  • Panorama do mercado de maquiagens: Conheça o desempenho e os dados relevantes para atuar no mercado de maquiagens.
  • Empresas e termos mais procurados na internet: Saiba quais são as indústrias e os produtos preferidos do consumidor, para inspirar sua empresa conforme a necessidade do público.
  • Comportamento dos consumidores: Entenda os novos comportamentos dos consumidores e tenha mais informação para elaborar sua estratégia.
  • Novos negócios do mercado de maquiagens: Clubes de assinatura e negócios independentes estão em alta! Saiba como atuar nesses modelos.
  • Beleza natural: produtos para atuar nessa tendência: Entenda como a beleza natural está alterando a oferta de produtos e serviços de maquiagem.
  • Nichos de maquiagem em crescimento: Conheça segmentos que crescem e oferecem oportunidades de negócio no mercado de maquiagem.
  • Ações recomendadas: Veja dicas e orientações para fomentar seus negócios.

 

Futuro da maquiagem no Brasil

Para 2025, a perspectiva da Statista é que as vendas de produtos de beleza e cuidado pessoal cheguem a R$ 135,48 bilhões no mercado brasileiro.

Brasil no mercado global

O Brasil representa mais da metade do setor de cosméticos na América Latina e deve manter uma taxa de crescimento de 4,76% no setor, segundo a Goldstein Research. Os produtos de beleza brasileiros são exportados para 174 países, sendo a Argentina o principal comprador, responsável por 24,6% do valor exportado pelo Brasil em 2020, seguida pelo Chile (10,1%), México (9,9%), Colômbia (8,7%) e Paraguai (8,2%).

Produtos mais procurados na internet

maquiagem 128,1 mil

maquiagem infantil 8,3 mil

fixador de maquiagem 6,4 mil

sites de maquiagem 5 mil

maquiagem frete grátis 5 mil

O mercado de beleza e maquiagem ainda está concentrado no público feminino, mas o segmento de cosméticos masculinos está em expansão há alguns anos e pode trazer oportunidades. O Brasil já é o segundo maior mercado de beleza masculina no planeta, correspondendo a uma fatia de 13% dos negócios globais.

Comportamento dos consumidores

  • Mais informação – Consumidoras e consumidores de maquiagem querem mais informações sobre os produtos. As motivações são diversas: exigir garantias sobre a eficácia, saber se a composição de uma maquiagem tem componentes alergênicos, ou se realmente é feita com insumos naturais, por exemplo.
  • Personalização – As pessoas querem utilizar produtos cada vez mais personalizados, que caiam bem com seu próprio tom ou textura de pele, entre outros fatores. Isso ocorre pela atual rejeição à ideia de um padrão uniforme de beleza.
  • Consciência tranquila – Para serem coerentes à própria ética, os consumidores querem maquiagens e cosméticos de empresas preocupadas com questões como sustentabilidade e diversidade. Produtos que não realizam testes em animais e que utilizam apenas insumos vegetais na produção (veganos); publicidades inclusivas com a presença de pessoas de diferentes cores, tamanhos, gerações, gêneros, orientações sexuais; produtos e processos que utilizam menos recursos naturais, como os cosméticos e maquiagens sólidos.
  • Senso de comunidade – Outro comportamento acentuado com o maior uso das redes sociais é a vontade de pertencer a uma comunidade. Influenciadores digitais, criadores de conteúdo e pequenas marcas estão entre os que conseguem criar esse sentimento junto aos consumidores de forma mais eficiente, pois são um canal direto de comunicação para lançar tendências e produtos.

 

Novos negócios do mercado de maquiagens

Com operações menores, micro e pequenas empresas são favorecidas para atuar com novos modelos de negócio para produção ou venda de maquiagens. Conheça novos formatos de negócio que podem ser vantajosos nesse contexto.

Clubes de assinatura – Funcionam como uma assinatura de revista, na qual o assinante faz um pagamento mensal, trimestral ou semestral e recebe periodicamente produtos em casa. Nesse modelo, a empresa tem faturamento contínuo, recorrente e com tendência a crescer, gerando maior previsibilidade financeira. Além disso, o tempo de vida do cliente na loja é maior, favorecendo a fidelização e facilitando os lançamentos, uma vez que a empresa já terá uma base sólida de usuários para comunicar, e até mesmo testar as novidades. Para os clientes, é uma oportunidade de ter acesso a maquiagens e cosméticos a preços competitivos, com conteúdos exclusivos, praticidade e variedade.

Marcas indie – As marcas independentes de maquiagem estão entre as que têm correspondido melhor aos anseios por personalização, propósito, experiência online, informações, sustentabilidade e diversidade. Uma marca indie não se posiciona só como um negócio autônomo. Além de ser administrada pelos fundadores e sem o apoio de investidores, são empresas que adotam modelos de gestão inovadores e atuam a partir da conexão com o cliente, da representatividade e do respeito à biodiversidade. Uma pesquisa da Factor Kline indica que 86% dos negócios independentes brasileiros atuam com portfólio vegano e que 90% das iniciativas surgiram após 2015. Eles se caracterizam por buscarem o diálogo, a influência e uma comunidade junto aos consumidores.

Nichos de maquiagem em crescimento

Beleza negra – Após anos sem serem atendidos de maneira adequada pelo mercado de beleza, os consumidores negros demandam cada vez mais maquiagens específicas para as diferentes tonalidades da pele negra. Muitas marcas, como a Negra Rosa, surgiram a partir da própria carência de produtos especializados por parte das consumidoras. Sejam indústrias, lojas ou salões, é preciso ter produtos e dominar técnicas para atender a esse nicho com qualidade e diversidade de opções.

Saudável e sustentável – Além de estarem orientados ao menor impacto ambiental, os consumidores que buscam produtos veganos e naturais também estão atentos ao uso de componentes químicos nocivos à saúde. Pesquisa do Grupo NPD indicou, em 2021, que 68% dos consumidores do Reino Unido desejavam produtos para a pele sem substâncias químicas artificiais e que a venda de maquiagens veganas cresceu 29% em 2021, frente a 2020. A partir da pressão dos consumidores desse nicho, foi criado o Consórcio EcoBeauty Score, que reúne diversas empresas de beleza para estabelecer padrões e abordagens padronizadas sobre fórmula, embalagens e uso desses produtos.

Pele madura – Já faz algum tempo que o segmento de cosméticos anti-idade oferece soluções para pessoas maduras. Agora, produtos e serviços de maquiagem também se voltam às necessidades específicas desse público, como maior hidratação, fator que ajuda a manter a duração dos produtos na pele, por exemplo. Linhas de maquiagens compostas com sérum e com ácido hialurônico estão entre as que podem gerar efeito mais homogêneo em peles com rugas e vincos.

Otakus – Estilo inspirado na cultura pop japonesa, as maquiagens otakus ganham diversos tutoriais nas redes sociais e produtos especiais em plataformas de e-commerce. Os utensílios utilizados, como pincéis, muitas vezes, fazem referência ao Japão e a personagens, e são utilizados itens de maquiagem muito coloridos e combinados com acessórios, como lentes de contato.