Para que um negócio fluir sem imprevistos, é preciso entender o mercado e o público-alvo, avaliar bem os produtos que serão comercializados e gerir os fornecedores.
Eles são responsáveis que a qualidade da entrega seja mantida, haja estoque suficiente que atenda a demanda dos clientes e novas coleções estejam presentes na loja no momento do desejo de compra.
Um bom relacionamento com os fornecedores é uma questão estratégica e engloba diversas etapas, como avaliação, organização e gerenciamento.
A partir desse método, cria-se um ambiente ganha-ganha, ou seja, tanto a loja quanto o fornecedor são beneficiados pelas ações coordenadas em conjunto, possibilitando ter preços e logística mais competitivos.
Isso requer que o time interno entenda as necessidades do negócio e consiga transmitir o que se espera do parceiro de maneira clara e assertiva.
Quem são os fornecedores
Fornecedores têm como missão principal controlar a produção e a entrega de produtos para o comércio.
Eles são eles os responsáveis pelos produtos e pela manutenção dos estoques em dia.
Por isso, devem manter uma organização interna para atender aos prazos, bem como antecipar tendências para lançar novos produtos ao mercado.
Relação com fornecedores
Para gerir fornecedores é fundamental manter um sistema de gestão deles e dos clientes, de preferência integrados.
E esta não é uma prática nova, mas muito pouco utilizada.
Basicamente, a metodologia auxilia as empresas a avaliar os fornecedores em vários ângulos, entendendo se faz — ou não — sentido em tê-lo no time. Veja quais são os pontos essenciais de bons fornecedores:
- Competência
- Capacidade
- Compromisso
- Controle
- Dinheiro (Cash, em inglês)
- Custo
- Consistência
- Cultura
- Limpeza (Clean, em inglês)
- Comunicação
Como gerir fornecedores em prol do seu negócio
Este é um dos temas mais relevantes para os gestores, uma vez que os fornecedores são responsáveis pelo abastecimento do estoque e, consequentemente, da não interrupção das vendas.
Cultivar uma boa relação com prestadores de serviços é uma excelente estratégia para fortalecer a imagem da marca no mercado.
Além também de:
- Proporcionar menores custos de aquisição, potencializando o lucro;
- Ampliar a competitividade da marca;
- Permitir a modernização do negócio;
- Ter eficiência nos processos de estoque.
Atuando com fornecedores parceiros, a sua loja tem mais chances de se destacar perante os concorrentes, podendo apostar em promoções fora de datas comemorativas, desenvolvendo produtos que sejam solicitados pelos consumidores, antecipando tendências de mercado, entre outros.
Um ponto importante nessas relações também é a logística. A partir de um acordo claro com os fornecedores, a sua loja pode ganhar na prioridade tanto de produção quanto de entrega, fazendo com que não haja ruptura de estoques ou insumos.
Dependendo do perfil e da capacidade do fornecedor, os pedidos podem sair do próprio estoque dele, de modo que a sua empresa economiza na expedição.
Desta forma, a sua loja ganha em produção e em entrega, que são dois pontos cruciais para os consumidores.
Para acompanhar e gerir fornecedores com mais precisão, ter um sistema completo, como o ERP, é de grande valia. Por meio dele, tem-se uma visão completa de todo o negócio, bem como o histórico da relação.
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